terça-feira, 7 de julho de 2009

As Vacas de KRISHNA



(Darsana na casa de Sripad Vanamali dasa Adhikari)

(Cessnock, Austrália, 3 de fevereiro de 2000)


[Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja notou um iguana decorativa de madeira de 24 polegadas no chão da casa (que estava lá quando os devotos compraram a casa). Ele pediu aos devotos que moram lá para retirar aquilo, por que aquele animal era invejoso e venenoso]

Srila Narayana Maharaja: Uma vaca é muito melhor! Por que?

Syamadasa Prabhu: Por que são benéficas para a sociedade humana.

Srila Narayana Maharaja: Por que?

Vanamali Prabhu: Elas dão leite. Elas ofereceram seu leite e elas mesmas a Krishna.

Srila Narayana Maharaja: Por que? Vocês devem pensar. Alguém pode explicar?

Devoto: Elas estão no modo da bondade.

Brajanatha Prabhu: Elas são como uma mãe.

Rukmavati dasi: Elas fazem Krishna se lembrar de Srimati Radharani.

Srila Narayana Maharaja: Como?

Rukmavati dasi: Quando Krishna as acaricia, Ele está pensando nas gopis.

Syamarani dasi: Por que elas são benéficas para Krishna. Elas deixam que Ele se encontre com Srimati Radharani na floresta. Elas dão a Ele a desculpa para ir a floresta. Quando Krishna volta de noite, a poeira das vacas fica no rosto e no cabelo Dele. Isto faz Ele ficar tão belo, que as gopis ficam mais atraídas por Ele. Então as vacas são benéficas para Krishna.

Srila Narayana Maharaja: (Apontando para o iguana)

Syamarani dasi: Não, ele não serve.

Brajanatha Prabhu: Os cavalos também servem. Eles podem correr e a poeira sobe.

Srila Narayana Maharaja: Os cavalos são como Kesi. As vacas sempre dão leite. Elas não têm dvesa, inveja. Elas não somente sustentam a si mesmas. A vida delas é sempre para os outros e especialmente para Krishna, para todos os Vrajavasis e para todo o mundo. Se alguém é saranagata, rendido a Krishna, e está sempre ocupado com o bem-estar de todo o mundo, não se importando com a sua própria vida – então Krishna tem que cuidar dela. Ele também sustenta as vacas e as alimenta, sempre as seguindo quando elas vão pastar durante os doces passatempos Dele. Ele faz tudo isso com as vacas. Sem pastorear, como irão todos esses passatempos se manifestar?

Navina Krishna Prabhu: Não existirá nenhum área para ir.

Syamarani dasi: Nenhum Venu gita.

Srila Narayana Maharaja: Devido à qualidade muito amorosa delas, elas são como uma 'mãe'- dando leite a todos, sem levar em consideração se são Hindus, Muçulmanos, Cristãos ou Budistas. Elas dão leite para todo mundo. Mesmo as serpentes vem para pegar o leite das vacas. Então, se nós queremos krsna prema – amor e afeição por Krishna – devemos tentar seguir o exemplo das vacas. Aquele iguana que vimos na casa de Devendranatha era muito grande.

Madhava Maharaja: Iguana.

Devoto: Eles podem oferecer veneno…

Srila Narayana Maharaja: Vacas não tem veneno... nunca. Vocês devem tentar manter as coisas, animais e pessoas que são favoráveis a bhakti. (Gurudeva então olhou para um grande aquário a sua direita) Esses peixes são muito luxuriosos. Sempre em luxúria. Galinhas, cabras, galos, porcas e porcos são muito luxuriosos. Na Índia, brâmanes elevados, ksatriyas e vaisyas não criam isso. Somente os muçulmanos e as pessoas de classe baixa podem manter todas essas coisas – cabras e lagartos. E os devotos devem manter o que?

Devoto: Vacas, bezerros, pavão, veado e semelhantes.

Srila Narayana Maharaja: Vocês devem manter qualquer coisa que seja favorável a sua bhakti. Desista de todas as coisas, até mesmo das qualidades que não são favoráveis a Krishna..

Syamarani dasi: Gurudeva? Govinda-bhakata Prabhu quer que eu faça uma pergunta. Você sempre diz que existe uma diferença entre Vrajendra-nandana Krishna e Dvarakadhisa Krishna, mas quando Dvarakadhisa Krishna….

Srila Narayana Maharaja: O que você acabou de falar? Nós sempre vemos a diferença?

Syamarani dasi: …entre Vrajendra-nandana …

Srila Narayana Maharaja: Não.

Syamarani dasi: Em rasa-vicara?

Srila Narayana Maharaja: Não! Nós vemos que Dvarakadhisa está em Krishna. Não existe diferença...

Syamarani dasi: Mas quando Dvarakadhisa Krishna está sentindo a separação de Vrindavana então Ele é na verdade Vrajendra-nandana Krishna?

Srila Narayana Maharaja: Mas onde está a pena de pavão? E onde está a flauta? E como Dvarakadhisa é o filho de Nanda Baba? De alguma forma. Ele é parcialmente Vrajendra-nandana…

Syamarani dasi: Quando Krishna disse a Uddhava….

Srila Narayana Maharaja: Por que Krishna não está morrendo?

Syamarani dasi: Como resultado da separação?

Srila Narayana Maharaja: Sim, como Srimati Radharani.

Srila Narayana Maharaja: Por que Dvarakadhisa não está vindo para Vrindavana? Quem O está detendo? Então, Ele é parte, uma fração apenas. Uma fração de Krishna. OK? Estou feliz de ter vindo aqui, por que esse é o departamento de Radharani.

[Muitas mulheres de diferentes países que estavam visitando Gurudeva na Austrália estavam hospedadas na casa de Vanamali Prabhu e Hari Priya didi.]

Syamarani dasi: Esta manhã na aula, vocês estavam dizendo que aquelas sadhana-siddha gopis cujas kasayas foram queimadas chegaram primeiro em rasa-sthali e as nitya-siddhas chegaram lá depois delas.

Srila Narayana Maharaja: Isto é porque elas deixaram tudo. Elas estavam sentindo muita separação. Pelo poder daquela separação, todas as suas kasayas (qualidades mundanas auspiciosas e não auspiciosas), que atuaram como obstáculos ou impedimentos para encontrar Krishna em Rasa, foram queimados de uma vez, e como o vento elas foram para lá.

Atri Prabhu: Isto foi pelo humor, ou na forma espiritual delas?

Syamarani dasi: Elas já estavam em seus corpos espirituais. Certo?

Srila Narayana Maharaja: Sim! Elas estavam em seus corpos espirituais. Elas passaram por todo seus sadhanas na vida anterior. Elas também tinham seus rostos e formas de gopi. Elas nasceram dos úteros das gopis. Está tudo certo até esse ponto. Mas algo está faltando. O que está faltando? Elas eram sadhana siddha; não nitya siddha. Então, elas tinham maridos e havia algum amor e afeição entre eles. Elas também tinham filhos. E depois disto, elas ouviram falar e viram Krishna; e então ficaram muito atraídas por Ele. Mas ainda assim elas tinham algum amor e afeição pelos maridos e filhos. Qualquer um que tenha amor e afeição por marido e filhos [e elas ficaram juntos, embora elas possam ter amor por Krishna] não chega a Rasa. Elas não podem servir Krishna. É rasabhasa – a semelhança de rasa e oposto a rasa, então Krishna não pode deixá-las vir.

Elas puderam ver Krishna, puderam ouvir Sua flauta, mas não puderam encontrar Krishna em Rasa, como as nitya-siddhas facilmente fazem. Elas correram em direção a Krishna, seguiram a direção de onde o som da flauta estava vindo. Mas quando começaram a ir, os maridos pararam elas. Por que? Yogamaya fez isto. Ela disse, "Vocês tem filhos, vocês terão que queimar seu humor maternal". Nós temos que desistir do conceito 'Eu sou'. Nós temos que esquecer isto, temos que queimar isto. Então, Yogamaya com um truque as parou, como fizeram quando discutimos. Isto é siddhanta muito elevado. Vocês devem cantar, lembrar e orar para Krishna, e então vocês podem realizar algo.

Syamarani dasi: Então, as gopis nitya-siddha vieram atrás delas para encontrar-se com Krishna naquele dia?

Srila Narayana Maharaja: Por que atrás?

Syamarani dasi: Por que você disse que elas chegaram primeiro.

Srila Narayana Maharaja: Ninguém viu ninguém. Tudo que viram foi, "Eu sou a única que está indo [para Krishna]". Não existe a questão de quem está atrás e quem está na frente.

Nesse mundo, se você diz qualquer coisa, maya virá e de algum modo cobrirá. Nossa língua é defeituosa. Então, o que quer que você diga, algo estará faltando. Você não consegue dizer nada completa e claramente. Se você disser algo, eu descobrirei alguma falha. Então, essa questão não será levantada. Quantas famílias vivem nessa área?

Vrindavana Vilasini dasi: 5 famílias. Elas moram perto.

Srila Narayana Maharaja: Vocês devem tentar ser amorosos com todos – não brigando – e com um humor carinhoso. Tentem cantar e lembrar, executar kirtana e ouvir. Tentem juntar mais flores para que possamos oferecê-las a Krishna e Radha. Compreendem: 'Mais flores?

Madhava Maharaja: Devotos!

Srila Narayana Maharaja: Vocês têm em seus jardins tantos tipos de flores.


(Palestra de Bhaktivedanta Narayana Maharaja extraída de
www.purebhakti.com, sob a guia de Pujyapada Vana Maharaj)

tradução e revisão: colaboradores do Instituto Vidya Nagar

Nenhum comentário: