segunda-feira, 26 de novembro de 2007

GANDHI - MENSAGEM PARA O MUNDO.

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu em Porbandar, na Índia.
Era chamado pelo povo de Mahatma, que significa “Grande Alma”.
É o grande pai da Índia e a libertou do domínio e exploração dos ingleses.
O apóstolo da não-violência é um dos maiores e mais seguidos líderes espirituais da humanidade.
Tudo considerou de maior importância, quando comparado ao empenho de melhorar a si mesmo e de se elevar espiritual e socialmente os outros.
Libertou seu país e libertou o homem do egoísmo, da avareza, do ódio, do medo, de todas as paixões que reduzem o espírito dos homens à escravidão e conduzem os povos a sangrentas lutas.
Gandhi morreu assassinado.
Sua mensagem continua viva...
Ele confirmou a possibilidade de uma nova sociedade...
Gandhi respeita a Vaca Sagrada pois, a veneração da vaca no hinduísmo abrange um sentido mais amplo e espiritual. Gandhi vê nisso uma das mais altas afirmações da evolução humana, ela simboliza “todo o mundo inferior”, com o qual o homem estabelece um pacto de aliança: a “confraternização entre o homem e o animal”, “transporta o ser humano para além dos limites de sua espécie e afirma identidade do homem com tudo o que vive”.
A escolha da vaca é devido ela ser a melhor companheira e a fonte de abundância à humanidade.
Mas esse culto não tem nenhuma idolatria, Gandhi condena o fetichismo do povo que observa a letra sem praticar a compaixão.
Afirma que a proteção da vaca é o presente do hinduísmo ao mundo pois, ao preceito do Evangelho: “Ama teu próximo como a ti mesmo”, ele acrescenta:
“Tudo o que vive é o teu próximo”.

Nenhum comentário: